segunda-feira, 21 de maio de 2012

Roma: Terceiro e quarto dia!


Ainda em Roma!

Lembram do último post que eu fiquei devendo umas fotos?? Aqui estão elas:
A Boca da Verdade é uma igreja e vc é obrigada a entrar lá, porém não pode entrar com as pernocas de fora, olha o que eles deram pra gente vestir...


Aqui é (ou melhor era) O Circo Máximo, um estádio de corrida séculos atrás, mas foi decepcionante ver o que restou... use a imaginação...
(As bem vestidas que eu disse não incluem as dançarinas da balada que estão ali atrás)
Mãe não briga comigo hehehe


Bom, vamos voltar ao resto da viagem que eu estou atrasada com a história.
Antes de mais nada, quero agradecer de coração as pessoas que tem lido o blog, que comentam, mandam e-mail e quero dizer que semana passada estava aqui o Caetano, um queridão de SP que entrou em contato comigo e veio até Dublin!! Eu fico felizona de saber que não é só minha mãe e minhas tias que leem o blog hehehe. Beijão Caetano.
Voltando a Roma...
Sério, isso aqui é tudo muito grande, os lugares são afastados e as filas enormes, então vc tem que se programar bem no que vai fazer antes de vir e já saber quantos dias vai ficar. Bom, Nicolle e eu óbvio que não fizemos nada hahahaha. Hoje, Domingo, decidimos fazer todo o Vaticano, não fosse um probleminha: O Museu do Vaticano não abre aos domingos. Como assimmmm??? Que raiva... e o Teto da Capela Sistina?? Como que faz??? Eu quero ver!!

Bom, calma que pra tudo tem solução, eu minha marida decidimos que segunda de manhã correndo faríamos o Museu, pra ver pelo menos o teto da Capela.

Então vamos ao Estado do Vaticano minha gente! O Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do é a sede da Igreja Católica e uma cidade-estado soberana sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 0,44 km² e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor Estado do mundo, tanto por população quanto por área.Lá é a residência oficial do Papa.

Primeiro entramos na Basílica de São Pedro, que é onde ele reza as missas toda semana e a Missa do Galo, aquela do Natal que ninguém nunca pára pra ver. Mentira, meu avô assiste todo ano. A Basílica é uma das maiores igrejas católicas e uma das mais visitadas também, é claro. Dica: não entra quem estiver de saia, bermuda e regata. Lá é um local de respeito e se não estiver vestido adequadamente não entra.

Embaixo da Basílica estão enterrados os corpos dos Papas, (vi num filme) inclusive o do São Pedro(de onde provém o nome da basílica) um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa.



 
Dentro da Basílica ficam expostas várias obras-primas, mas eu creio que a mais famosa é a estátua Pietà, faita por Michelangelo quando ele tinha apenas 23 anos: Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria.








Outra Obra de Michelangelo também foi A Cúpula de São Pedro com 39.000 toneladas, 42 metros de diâmetro, e a mais elevada parte do Vaticano. Claro que eu subi. Vc paga¢5.00 e pode subir degrau por degrau, atééé lá em cima. Por dentro vc consegue ver o altar lá em baixo e se vc sai da cúpula vc consegue ver toda a praça do Vaticano e boas partes de Roma lá de cima. Em tempo, a entrada da Basílica é gratuita, para subir a Cúpula é ¢5.00. Pena que estava chovendo e eu já tenho péssimas experiências de queimar câmera em dia de chuva, então poupei um pouco ela. Mas deu pra clicar o principal.

 






Esse foi nosso terceiro dia, ficamos muito tempo lá dentro, na saída tinhamos o Castelo de San Angelo para ir, fica lá perto do Vaticano. O Castelo hoje em dia é um Museu e também é chamado como Mausoléu de Adriano. Mas chegamos lá e já estava fechando. O ingresso era em torno de ¢17.00 se não me engano, então resolvemos poupar esse dinheiro já que não ia dar tempo de conhecer tudo lá dentro. Mas as fotos da frente a gente tem =)

Bom, a fome bateu forte e nos foi recomendado im restaurante muito roots perto da Piazza Navona, chamado Pizzeria do Baffetto. O Restaurante é bem simples, o dono que recebe as pessoas na porta com seu jeito italiano grosso de ser, e não tem luxo algum, pelo contrário. A pizza é muito fina e o molho de tomate é algo sem explicação de tão gostoso. Vem servida numa badeija e todos comem com a mão. O preço?? Em torno de ¢10.00 a ¢14.00 a pizza inteira. Bom feio e barato hehehe.




Depois, bem na frente do Baffetto, tem um sorvetinho, então a sobremesa foi lá.

Hoje não teve festa pq amanhã de manhã é correr pro Museu do Vaticano pois temos passagem de trem marcada pra 12:13 do dia seguinte.

Vou juntar o dia da Capela Sistina aqui nesse post.

Segunda de manhã, acordamos muuuito cedo, fizemos as malas e saímos correndo pro Museu.
Antes passamos na estação do trem TERMINI. O metrô pára lá, e é de lá que saía nosso trem pra Assis logo mais. Como estávamos com as malas (principalmente a da Nicolle ahhahaah) passamos pra deixar no maleiro da estação, que custa ¢5.00 por 4 horas cada mala.
De lá, corre pra chegar cedo na fila. Dica: Vc pode comprar a entrada pela internet evitar a maior fila do mundo. O museu abre as 9:30, chegamos antes e ficamos 1 hora na fila. Isso pq chegamos cedo, porque depois disso a fila tava em 3 horas de espera. Ingresso ¢15.00 pra quem compra na hora, se comprar antes tem uma taxa de alguns euros que valem a pena.

Foi passar a portaria a gente saiu correndo dentro do Museu onde estão as pessoas estão se acotovelando pra passar e fomos direto ao ponto: Capela Sistina. A Capela foi pintada pelos maiores nomes da Renascença: Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli.
Vou colar aqui pra vcs um texto de pesquisa, para contar certinho um pouco sobre essa que é um dos maiores tesouros artísticos da humanidade.

“...Na realização desta grandiloqüente obra concorreram amor e ódio. Michelangelo teria feito este trabalho contrariado, convencido que era mais um escultor que um pintor. A superfície da abóbada foi dividida em áreas concebendo-se arquitetonicamente o trabalho de maneira que resultasse numa articulação do espaço entremeado por pilares. Nas áreas triangulares alocou as figuras de profetas e sibilas, nas retangulares, os episódios do Gênesis. Para entender estas últimas deve-se atentar para as que tocam a parede do fundo:
  • Deus separando a Luz das Trevas;
  • Deus criando o Sol e a Lua;
  • Deus separando a terra das águas;
  • A Criação de Adão;
  • A Criação de Eva;
  • O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso;
  • O Sacrifício de Noé;
  • O Dilúvio Universal;

Não pode fotografar, mas eu não resisto... Esse é o tão famoso teto visto por mim.





Atrás do altar está lá outra grande obra do mesmo artista: O Juízo Final.

 Segue mais uma pesquisinha pra vcs:

“ Michelangelo expressa vigorosamente o conceito de Justiça Divina, severa e implacável em relação aos condenados. O Cristo, parte central da composição, é o Juiz dos eleitos que sobem ao Céu por sua direita, enquanto os condenados, abaixo de sua esquerda esperam Caronte e Minos.

A ressurreição dos mortos e os anjos tocando tombetas completam a composição.”
Ta-dááááá, minha foto!


Agora sebo nas canelas que a gente não pode perder o treeeeem pra Assis!

2 comentários:

  1. Bah... muito interessante.... Valeu pela pesquisa! Aprendi mais no teu texto que na escola..... :)

    ResponderExcluir
  2. Legal Grace!!.. vc passou por alguns lugare que eu nao consegui ver (Museu do Vaticano e a Boca da Verdade).. com certeza vou seguir os seus conselhos pq realmente as filas sao enormes. Eu estive no Vaticano em um domingo que por coincidência era o ultimo do mes. No ultimo domingo do mes o Museu do Vaticano é gratuito até 12:00, mas fiquei sabendo disso depois de enfrentar toda fila para entrar na Basilica de Sao Pedro e quando ja era 11:00. Ai a fila ja tava pra mais de 3h. Então fica mais essa dica pra quem visita o seu blog, lembrando que se deve acordar cedo para entrar na fila!! Legal o blog parabens!!!

    ResponderExcluir