sábado, 12 de maio de 2012

Itália - primeiro dia: Roma!

Mamma Mia!! Fui pra Itália!

Foi uma viagem de aventura mesmo, dessas que eu amo fazer, pois eu adoro passar trabalho em viagem, acho que assim vale muito mais a pena, muito mais histórias pra contar e a diversão é a recompensa no final!

Dessa vez não fui sozinha, fui com a minha amiga Nicolle Zilli, catarina de Florianópolis. Periguete assumida e com orgulho, ela quase fez a gente perder o voo, pois estava se maquiando, e não conseguia andar com o salto novo que tinha comprado e já estava machucando o pé dela (mereço...).

Essas viagens que a gente faz por aqui são baratas, principalmente pq a gente não despacha a mala, ou seja, só levamos bagagem de mão. O limite deles é uma mala pequena que pode ter no máximo 10kg, pra entrar no maleirinho dentro do avião sabem? Aquele em cima das nossas cabeças. Eu sou prática pra viajar hoje em dia. Lembro que a primeira viagem assim que eu fiz foi pro Peru e eu levei muuuuita coisa. Meu amigo dizia pra mim: "Cada um carrega o que trouxe" e eu me ferrei pra carregar tudo e ainda por cima ver meus amigos rindo da minha cara. Foi uma lição. Hoje em dia mala compacta, com direito a secador de cabelo e tudo.

Já a Nicolle levou o guarda roupa. Quando vc passa pra sala de embraque, se sua malinha de mão estiver muito cheia, eles pesam e aí é que começa a ficar engraçado. Tem gente que joga roupa fora, deixa no aeroporto. A Cristina já se livrou de pijamas. Mas a maioria começa a vestir as roupas pesadas. A Nicolle teve que vestir 4 casacos um por cima do outro: verde, vermelho, lilás e rosa hahaha o azul ficou na minha mão pq ela não conseguia se mexer direito, hahahahahaha.

Já no voo de ida, sobrevoamos os Alpes... uma das paisagens mais lindas que eu tive o previlégio de ver

Nosso roteiro era Descer em Milão, passar a noite, acordar e ir pra Roma de trem, passar 3 dias lá, e depois pegar um trem para Assis passear e na mesma tarde ir de trem pra Florença (na Toscana ver o Totó) e passar um dia e no final da tarde retornar de trem para Milão e pegar o voo de volta pra Dublin. Deu quase tudo certo. Quase. Já tinhamos reservado Hostel em todas as cidades onde íamos dormir (pra quem não sabe Hostel não é Hotel mesmo, são tipo albergues que tem várias camas num mesmo quarto e geralmente o banheiro é compartilhado, assim como cozinha e áreas em comum como sala), só faltava mesmo os tickets de trem, porém me falaram que comprar lá na hora sai mais barato do que reservar pela internet.

Chegando em Milão, que não é Milão, na verdade o Aeroporto é em Bérgamo vc pega um traslado para Milão que custa ¢16.00 ida e volta. Vc pode usar o bilhete quando quiser, então já é interessante comprar o ida e volta. Leva quase 1 hora e o ônibus te deixa na estação central de trem e metrô de Milão. Primeira coisa a fazer: comprar os tickets dos trens que íamos pegar. Primeira merda: se deixar pra comprar lá vc corre o risco de chegar e não ter mais lugar. Mamma Mia! Foi isso que aconteceu. E agora? Bom, na Itália ele não falam inglês, eu não falo nada de italiano. As conversas eram coisa de surdo mudo, cheio de mimica e os italianos são muito estúpidos, cruzes que gente mais grossa. O tiozinho do guichê do trem queria ter uma faca e enfiar no nosso pescoço, mas como ele não tinha, ele só bufava e falava em italiano umas coisas em voz alta, certo que tava xingando a gente. A melhor solução era pegar um trem noturno que custou ¢46.00 e ir direto para Roma. A viagem ia levar 8 horas. Beleza, compramos. Perdemos os 10% de reserva do Hostel de Milão.

O trem só saía 23:20 tinhamos tempo de jantar e aí fechamos a nossa primeira noite jantando uma bela massa a carbonara e um vinho espetacular. Ricas na Europa!!



Quando voltamos pra estação nosso trem "pau de arara" ja estava lá. Gente do céu... que medo... Claro que a gente só compra segunda classe, chega a ser 50% mais barato (
www.trenitalia.com). O trem é decrepto. Podre e cheio de gente feia. Gente bonita viaja de dia hahahahaha. A cabine do trem é fechada com 6 lugares: 3 de frente pros outros 3. Quando chegamos tinha 1 indiano mameluco muito estranho, um velhinho italiano com um bigodão daqueles que a ponta faz uma curva pra cima, um outro italiano de uns 40 anos grosso, estupido que encrencou com a gente desde o inicio e um outro homem quietão do meu lado. O acento do trem não reclina nada e assim começaram as 8 horas de viagem até Roma. Aquele bando de homem e nós duas. Teve um hora durante a noite que eu não conseguia dormir, então fiquei de olho na Nicolle, porque ela dorme profundo e ronca muito, e tava perturbando o indiano visão do inferno que tava do lado dela. Ele tava virado olhando pra cara da Nicolle que estava dormindo de boca aberta e roncando alto. De repente ela foi se virar e abriu os olhos. Deu de cara com o capeta e fez uma cara de medo, mas ela tomou um susto tão grande que não conseguiu esconder a cara de espanto, só faltou mesmo o grito. hahahahahaha. O coitado não sabia onde se enfiava, a cara dela foi tão feia que ele deve estar na sala de cirurgia fazendo uma plástica nesse momento.



Enfim, lá pelas 7:20 da manhã chegamos em Roma e descemos na estação Tiburtina, que faz conexão com o metrô e facilmente chegariamos na estação Termini, onde era nosso hostel. Segunda merda: metrô lotado, não dava pra se mexer lá dentro e puxaram minha bolsa e eu não podia fazer nada, a não ser berrar, mas já era. Bye Bye carteira. Mas como eu sou muito esperta, tudo de mais importante que eu carrego nas viagens: dinheiro, passaporte, cartões, tickets e etc, estavam na "catchanga", uma doleira que agente bota na cintura, por dentro da calça, (fica a dica para os viajantes) então os ladrõezinhos levaram ¢10.00, um monte de moeda e minha carteirinha de estudante. Apenas isso. Bom depois disso fomos pro Hostel, de indianos. Chegamos lá o cara muito do grosso, queria que a gente pagasse o quarto inteiro, mesmo nós sendo duas. Nunca reservem hostel no quarto "shared", esse tipo de quarto é fechado, geralmente com 6 camas e se vc pega apenas 2, o Hostel reserva o quarto só pra vc e assim vc tem que pagar todas as camas que não serão ocupadas. Claro que eu dei piti, mas pô, ia sair caro demais e preferimos correr atrás de outro hostel e perder os 10% dessa reserva. Achamos o Hostel Peter Pan, que era afastado mas nossa... sem palavras... o quarto ficou só pra gente, milhoes de banheiros, maquina de café a ¢0.50 delicioso e gente educada. Ficamos 3 noites lá e eu super recomendo. Apesar de ser longe, tem a estação de metrô e ônibus integrado. Ah, o interessante de Roma é que vc compra o bilhete diário do metrô, custa ¢4.00 e vc usa metrô e ônibus ilimitado.

E agora, instaladas, banho tomado, escova no cabelo feita, vamos turistar e bater fotos!

Esse foi o primeiro dia em Roma - sexta feira dia 04, como começamos o tour tarde, optamos por fazer lugares externos, pra aproveitar bem o sol de 23 graus que durou até as 21:00


FONTANA DE TREVI
É impressionante na Itália que vc vai andando pelas ruazinhas lindas, floridas e românticas e dobra uma esquina e derepente está numa fonte maravilhosa, numas ruínas históricas e etc... Essa é a Fontana de Trevi, que retrata o Tritão em sua carruagem sendo puxado por cavalos marinhos. Existe uma lenda que vc deve jogar uma moeda nas águas da fonte para voltar a Roma, ou para ganhar um amor e até mesmo para casar... Bom, eu desejo apenas voltar a Roma, já está bom...






PANTEÃO
O Panteão foi mandado construir entre 118 e 128 pelo imperador Adriano. É o monumento romano mais bem preservado e o edifício importante mais antigo com a sua cobertura exterior original ainda intacta, bem como o pavimento em mármore colorido.




ADORO SORVETEEEEE!!!
A Itália quase não tem sorvete, massa e pizza... então imaginem vcs que eu quase morri de tanto comer. Sorvete eu experimentei todos os sabores que tinha.

PIAZA DEL POPOLO

RESTAURANTE ALFREDO
Gente, vocês ja comeram em algum restaurante alguma massa ao molho "Alfredo"? Genteeeee esse é o dono criador do molho! Delícia demais. Comemos uma massa ao molho Alfredo original!

PIAZZA DI SPAGNA
Praça da Espanha
Um dos lugares mais lindos de Roma e ponto de encontro do centro turístico.

CAMPO DI FIORI
Campo das Flores ou mercado das flores.
Essa estátua aí do meio é Giordano Bruno, queimado vivo naquele local em 17 de Fevereiro de 1600 pela igreja católica na condição de herege, por ter afirmado, assim como Galileu Galulei, que a Terra é que girava em torno do Sol (e não o contrário, como apoiado pela igreja). O Campo de Fiori é a única praça em Roma na qual não há pelo menos uma igreja.

PIAZZA NAVONA

LUA CHEIA... Nossa essa última lua cheia foi fantástica, mas ó... andar nessa cidade romântica, com essa iluminação, com as flores, com essa lua... me deu vontade de cortar os pulsos. Hehehehe, brincadeira, mas é que na minha atuação situação, tudo é saudade.

Mais Sorveteeeeeeee!

COLOSSEO
Coliseu
Como de costume, andando pelas ruas, você vira e dá de cara com essa singela construção! Gente, que coisa fantástica, que aura tem esse lugar, quanta história pra contar... Adoro história.
Mas esse símbolo do Império Romano eu fui no sábado de manhã, então no post sobre o segundo dia eu coloco mais sobre a história do Coliseum

 

Um comentário:

  1. Perua to ate aceitando, piriguete eh mt baixaria hahahah Nossa nem me faleeeee, que medo daquele carinha me olhando tenho pesadelos ate hj hauihauiahuia

    ResponderExcluir